domingo, 30 de janeiro de 2011

Pregaceito na CCB


"Se algum dia você se deparar com um homem todo cheio de trejeitos – nesse momento, o pregador imita um rapaz efeminado de cima do púlpito – deixe-o no lugar dele. Não diga nada negativo, para que você não corra o risco de ser processado por “preconceito”. Não tente evangelizá-lo, nem tente trazê-lo aqui para dentro. Irmandade, este pecado não tem perdão. Essas pessoas uma vez vindo para o nosso meio podem acabar levando algum dos nossos lá para o mundo."
(Pregação feita por ancião de uma das CCBs da Grande São Paulo em 2008).

Chega a ser impressionante como idéias preconceituosas de um pregador conseguem facilmente ser enxertadas na exortação daquilo que deveria ser puramente a Palavra de Deus, a qual fala a respeito do amor ao próximo, do perdão, do arrependimento, da humildade e da salvação de todo aquele que crê, porque para Deus, não há acepção de pessoas. (Romanos 2:11)

Muitos homossexuais vivem, de fato, uma vida de armaguras, em deleites de pecado, perdidos no mundo obscuro da prostituição, o que também é verdade para um grande número de heterossexuais, até em maior número do que o de gays e lésbicas, já que a maioria da população é heterossexual. Assim como o heterossexual precisa encontrar o caminho - Jesus - para adquirir a salvação, o homossexual também precisa.

A maioria esmagadora das igrejas evangélicas espera que, ao se converterem, gays e lésbicas não apenas abandem o mundo no qual viviam, mas também que eles mudem de orientação sexual, algo que não está ao alcance deles, já que a atração pelo mesmo sexo não é uma escolha nem uma opção, mas uma condição natural do indivíduo, fato confirmado pela psicologia e compreendido por um grande número de irmãos e irmãs mais instruídos, inclusive cooperadores e anciães.

Pode-se afirmar que a maioria dos homossexuais existentes na Congregação não se converteram na idade adulta: eles nasceram em familias cristãs e foram criados num ambiente onde desde pequenos eram levados às RJM (Reuniões para Jóvens e Menores), foram batizados na adolescência e frequentaram as Reuniões para a Mocidade.

O trecho da pregação mostrado acima mostra o quão perigoso pode ser crer piamente que tudo o que sai dos púlpitos da CCB é revelado por Deus. Imagine como se sentiram os gays que estavam presentes naquele culto. Este ancião contrariou completamente o que o próprio Senhor Jesus Cristo deixou explicito em seu discurso:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16-17).



Jesus em nenhum momento disse: "Pregai o evangelho a toda criatura, exceto a gays e lésbicas". Pelo contrário, Jesus mostrou seu amor para com os indivíduos mais excluidos daquela sociedade hipócrita de seu tempo.

E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (Matheus 9:11-13)

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Romanos 1:16)

Eunucos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os eunucos não eram apenas homens que foram castrados para tomarem conta das esposas e concubinas do reis. Há muitos eunucos que nasceram do ventre de suas mães nesta condição, fato confirmado pela boca do próprio Senhor Jesus, que disse: Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. (Matheus 19:12 )

Muitos eunucos eram na verdade homossexuais. Religiosos defendem a idéia de que os eunucos não se relacionavam nem com mulheres e nem com homens e pregam que eles não tinham necessidade sexo-afetiva, porém, todos os seres humanos possuem necessidade afetiva e sexual. A sexualidade sempre foi um tema tabu em muitas sociedades e por isso não era debatida abertamente.  Sexo e afeto são coisas tão necessárias quanto comer, respirar, beber água, e realizar as necessidades fisiológicas. Como a homossexualidade era algo ainda mais tabu, os dito "eunucos" não revelavam às pessoas suas preferências e permaneciam calados quanto à sua orientação, algo que acontece muito ainda nos dias atuais.

Uma das histórias bíblicas mais conhecidas diz respeito à conversão de um eunuco etíope. O próprio Anjo do Senhor (Atos 8:26) mandou Filipe a um certo local, onde ele encontrou o eunuco que lia as Escrituras, mas não entendia sobre o que elas falavam. Filipe então anunciou Jesus Cristo àquele eunuco e, crendo ele, foi batizado. (Atos 8:37-38).

Efeminados

O Novo Testamento das Escrituras foi escrito inteiramente em grego. A Palavra grega para o termo comumente traduzido por “efeminado”, nas traduções JFA (versão utilizada na CCB) é malakoi, que literalmente significa “mole”. É uma palavra com um sentido vago e que, ao longo da história bíblica foi traduzida, retraduzida, alterada e modificada várias vezes, de acordo com aquilo que o tradutor interpretava.

Malakoi já foi traduzido como sendo masturbadores, efeminados, depravados, meninos prostitutos e até mesmo homossexuais nas traduções mais recentes. Entretanto, até a Reforma no século XVI e no Catolicismo no Século XX, pensava-se que tal palavra significasse "masturbadores".

A maior parte dos leitores leigos da bíblia desconhece que houve e ainda há muitos debates sobre o que certas palavras gregas significavam na época em que foram escritas. Muito mais difícil ainda é achar uma palavra numa língua estrangeira para adequá-la a seu sentido original. Mas como achar uma palavra certa para tal termo sendo que não se sabe ao certo o que aquele termo significa?

Ao dizer que os efeminados não herdarão o reino dos céus (1 Corinthians 6:9-10), estamos fazendo uma generalização tamanha e descabida. A princípio, o que viria a ser um homem efeminado? Há um grande número de homens que se declaram heterossexuais, muitos inclusive casados, que podem ser identificados como efeminados, pelo seu jeito de ser e de falar.  O que dizer então das mulheres que são masculinizadas?  
Em muitos dos casos, homossexuais são facilmente identificados por um jeito mais efeminado de ser, mas isto não é regra: há um número enorme de homossexuais do sexo masculino que não apresenta nenhum tipo de característica feminina, os quais são normalmente considerados pela população como heterossexuais. Há também lésbicas ultra femininas que jamais seriam identificadas como sendo homossexuais.

Apocalipse 21:8 diz que os tímidos serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre. Isto quer dizer absolutamente que todas as pessoas recatadas, tímidas e que não gostam de falar em público estão condenadas?

Não se pode, portanto, usar a bíblia superficialmente para introduzir preconceitos sociais. As mulheres e os negros foram subjugados por séculos, pois há textos de sobra na bíblia que dão suporte à submissão total da mulher e à escravidão.



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ted Haggard

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Matheus 7:1-5)


Ted Arthur Haggard, americano nascido em 1956, casado e pai de cinco filhos. Foi fundador e presidente da Igreja Nova Vida (New Life Church), em Colorado Springs, CL, Estados Unidos, que contava até 2006 com uma congregação de 14 mil fiéis, reunidos no mega templo localizado numa região rural do estado. Chegou a ser presidente da Associação Nacional de Evangélicos, que conta com cerca de 30 milhões de fiéis espalhados pelo território americano. Entre as mensagens mais enfatizadas nas pregações de Ted, a homossexualidade certamente era uma das que ganhava mais destaque.

“Nós não temos que debater sobre o que é correto pensar a respeito de relações homossexuais. Está escrito na Bíblia”.  
“Nós dizemos que pureza moral é melhor que imoralidade. Defendemos que dizer a verdade é melhor do que mentir.” (Ted Haggard)
“Não devemos ser enganadores. Não devemos enganar as pessoas intencionalmente. Nós não devemos parecer uma coisa, e sermos outra totalmente diferente na prática. Se há alguma coisa que você vem pensando em fazer e manter isto em segredo, simplesmente não faça! Se você precisa ir a algum lugar no meio da noite, e você quer manter isto em segredo, e espera que ninguém saiba, não vá lá! Se você notar, há todos os dias na capa dos jornais o segredo de alguém sendo revelado” (discurso de Ted Haggard em 1997)

O escândalo

Em novembro de 2006, Mike Jones, um prostituto homossexual denunciou o pastor Haggard em rede de TV, acusando-o de comprar drogas e realizar programas sexuais com o mesmo. A princípio Ted negou as acusações, mas acabou confessando devido às fontes irrefutáveis que provavam seus encontros com Mike. Ted então passou a dar diferentes explicações sobre sua conduta sexual, chegando a dizer que ele era um “heterossexual com desejos homossexuais”.



“A razão pela qual eu mantive minha luta interna em segredo era porque eu temia que meus amigos fossem me rejeitar e me abandoar, e que a igreja iria me excomungar. E foi o que aconteceu.” (Ted Haggard)

Em 2009, Ted Haggard foi questionado por um jornalista:

Jornalista: Você pregava abertamente e com toda sua força que homossexualidade é um pecado. O grande tema da sua pregação era “não tenha segredos em sua vida”. Você acha que então seria justo dizer que você é um hipócrita e um mentiroso?

Ted: Sim, sim, e a razão pela qual eu ensinava aquilo era um reflexo da minha própria luta.

Jornalista: Você acha que deve desculpas aos homossexuais?

Ted: Com certeza, e eu peço desculpas, por toda a dor toda a rejeição que eu causei a gays e lésbicas. Estou profundamente arrependido pela atitude que eu tive. Mas eu acho que eu estava parcialmente agindo daquela forma por causa da minha própria guerra.



Em entrevista no Oprah Show, um dos programas mais populares nos EUA, Ted Haggard afirmou que ele não poderia assumir sua inclinação sexual devido a conflitos e valores religiosos. “Eu queria ser um grande esposo”, “Mas como você pode negar quem você é?” Perguntou Oprah. “Porque como cristão, eu acredito que eu me tornei um novo homem em Cristo. Eu estava esperando por uma transformação interna....Eu me tornei alguém que eu idealizava ser. Eu queria ser fiel à minha esposa, queria ser fiel às pessoas que freqüentavam nossa igreja...” Oprah: “Mas você sabia que não estava sendo”. Ted: “Mas eu acredito em milagres”. Ted admitiu que ainda tem desejos homossexuais.




Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; (Romanos 2:1-5)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Diálogo Hétero X Homo

Diálogo verídico entre dois irmãos da CCB, um heterossexual e outro homossexual


Heterossexual:

ApdD, eh mano tá sendo meio embaçado pra aceitar essa situação, parece que só agora verdadeiramente me dei conta de que vc realmente eh gay...meu eh muito complicado pois vc eh meu amigo de verdade, eu graças a Deus sou muito crente e nunca me imaginei sendo servo de Deus e tendo um amigo com essa orientação sexual, pois vai de encontro a tudo que eu prego,  bem como a bíblia.

O que eu poderia te dizer é que segundo Cristo disse: Renuncie a si mesmo, pegue a sua cruz e siga-me. E ainda, que achar a sua vida, perdê-lá-á, e quem renunciar a sua vida por amor de mim acha-la-á.Eu espero que vc renuncie vc mesmo e siga os preceitos bíblicos.

Me desculpe se te ofendi ou algo assim com essas palavras,mas eu tinha que ao menos lhe passar uma mensagem bíblica.

Te considero como um amigo, ou melhor um irmão, mas não sei lidar com a situação...ainda tenho que orar muito a respeito, pois posso me deparar lá  na frente com pessoas passando pelo mesmo que vc.

ApdD.


Homossexual:

******, como assim vc é muito crente? Eu também sou crente, tanto quanto você. Eu tenho meus pecados, e vc tem os seus. Eu não sou pior do que vc nem melhor, somos iguais e pelo fato de vc ser hétero e se casar com mulher não te faz superior a mim. Veja a parábola de Jesus sobre o Fariseu e o Publicano e quem é que verdadeiramente foi justificado.

 Renunciar-se a si mesmo não é mentir o resto da vida sobre quem vc é. Vc já se imaginou estando na minha situação? Vc iria cortar seu penis fora? Mesmo sem ele, continuaria a sentir atracao por homens. Vc se suicidaria? Se isolaria do resto da sociedade, ficaria trancado num quartinho esperando a morte vir? Tenho certeza que Deus me entende, assim como Jesus Cristo.

Se a igreja não me aceita pela verdade não posso fazer nada, por isto mesmo não vou mais na minha comum pq teria q continuar a mentir, e a mentira tb não vem de Deus, aliás a bíblia diz que o pai da mentira é o diabo. Não estou condenado a viver o resto da vida inventando desculpas esfarrapadas sobre minhas preferências, assim como inúmeros irmãos homossexuais q conheço q vivem inventando namoros só para não desconfiarem q eles são gays. Outros se casam, mas saem com homens e eu conheço alguns nesta situação, não quero esta vida de mentiras para mim.

E seguir os preceitos bíblicos está além de ficar preso a tradições impostas como não cortar ponta de cabelo, ou ir lá no velho testamento e justificar o uso da saia das irmãs, dizendo que Homem não pode usar roupa de mulher e vice versa. Se vc analisar o capitulo de Deuteronômio 22 tb esta escrito lá que uma mulher vitima de estupro, sendo esta solteira, deveria casar-se com o estuprador. Vc seguiria esta determinação bíblia para sua filha estuprada? Por que então seguir o que diz uns versos antes sobre vestimentas?

O amor está acima de qualquer coisa, mas é o que menos podemos enxergar na igreja. Vc sabe que estou ha 2 meses sem dar as caras na igreja (minha comum) e me pergunta se recebi uma ligação se quer de alguém de lá para ver como eu estou? Ninguém se interessa em saber se eu parei por causa de enfermidade, se estou fraco na fé. Por certo pensam: este pecou, já era...santos e justos julgadores...ninguém se importa, claro, a igreja está lotada, um a menos não faz diferença, não para eles, coisa bem diferente do que ouvi numa pregação q ouvi esses dias. Dizia: vc esta aki mas muitos te dizem q vc nao tem mais parte na herança, que seu nome nao está mais no livro da vida e que vc nem deveria mais vir aki. Mas te diz Deus que vc nao deve deixar de vir aqui, ele sabe o quanto vc o ama e ele tb te ama muito. Nao importa o que falam ou pensam sobre vc,  o que importa é o que Deus sabe e esse amor vai crescer a cada dia mais e mais. Alguns podem te rejeitar, te dar as costas por aquilo que há em vc, mas saiba que o que há em ti foi Deus quem colocou e vc será respeitado por muitos e muitos verão que DEUS está na sua vida e te respeitarão.
Quer mais do que disto?
Vc não me ofendeu, simplesmente vc recita uma idéia imposta a todos nós desde q nos conhecemos por gente.

apdD

Heterossexual:

Amém, não não quis dizer que sou mais crente que vc ou algo assim, mas que só vivo pregando o que nela está escrito e acredito piamente no que está escrito, e vc sabe sobre o que está escrito a respeito dos homoafetivos, são condenações taxativas a vosso respeito,vc seria morto na época da lei...cara eu amo a Deus e tudo, mas não poderia imaginar um vitupério desse sobre vc, pois te considero muito, e acho que posso afirmar que te conheço, sei do amor que vc tem por Deus.



Mas em contrapartida tem uma multidão que me julgariam em saber que o ****(que tanto fala da biblia), tem um amigo gay e o trata normalmente. Me desculpa mas a igreja não me entenderia...vivo num dilema, pois tenho grande afeição por vc te considero como meu irmão, mas a minha cultura me ensinou a repudiar pessoas como vc. Se coloque na minha situação é muito difícil pra mim aceitar tudo isto, só agora me toquei que realmente era verdade tudo que me contou.
Não sei o que faço...


Homossexual:

A quem vc quer enganar, *****? Somente a você mesmo. Você se diz um seguidor assíduo da bíblia, mas não segue o principio básico que é o amor ao próximo? Pense e reflita, vc está fazendo papel de cristão ou de fariseu hipócrita, como vc acha que Jesus te taxaria? Você se acha tão santo, mas se esqueceu que vc já ***** das suas ex namoradas, você já ******** né, eu me lembro muito bem que vc me contou isto.  Isto é FORNICAÇÃO, pecado também, condenado pela bíblia.

Alias, vc ta querendo usar a lei para justificar seu preconceito e medo de que alguém saiba que vc tem um amigo gay. No velho testamento pessoas eram mortas até mesmo por desonrarem a seus pais. A prostituta ia ser apedrejada não fosse Jesus ter dado uma resposta bem dada para aquele bando de fariseus hipócritas. O principio do Cristianismo é o amor e você não parece estar nem um pouco interessado em seguir este principio, mas sim a dar satisfações às pessoas sobre o que eles vão achar de vc. Já pensou se Jesus fosse dar trela para o que as pessoas pensariam, porque ele andava com publicanos e pecadores? Jesus não os tratava normalmente, pq se o tratasse segundo as normas da época e da hipocresia da sociedade, ele os desprezaria. Ele os tratava fora do que era comum, com AMOR.

Não seja seguidor de uma cultura, seja seguidor do que Jesus ensinou. Vc certamente tem amizade com vários pecadores, mas pq não é a questão “homossexual” que os atinge, vc não se envergonha de andar com eles. Lembra dos teus amigos jogadores da *****,com os quais vc passava o tempo na jogatina? Agora do seu irmão homossexual vc tem vergonha...Sinceramente...

E é bem capaz q vc ainda seja posto no ministério ai pq na CCB é assim: se vc for um bom mentiroso, conseguir esconder o passado bem escondidinho os irmãos te elevam, para vc ficar la de cima julgando e condenando os pequenininhos que querem herdar a vida eterna.
Não precisa mais falar comigo nem ser meu amigo, blz?
Chau.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O que a psicologia diz a respeito? Um guia para os pais

"Guia elaborado pelo psicólogo João Batista Pedrosa - CRP 06/31768.3 exclusivamente para o site www.armariox.com.br / Maio de 2003."

O que é a homossexualidade?
É a orientação do desejo (paixões e fantasias sexuais) para a pessoa do mesmo sexo. No caso do homossexual seu objeto de desejo é uma pessoa do mesmo sexo. Na natureza encontramos dois tipos de identidade de gênero; o masculino e o feminino. Porém, existem mais de dois tipos de orientação sexual. A grande maioria das pessoas tem a orientação sexual heterossexual, mas encontramos outras com a orientação homossexual ou mesmo bissexual. Isto ocorre por conta da diversidade da natureza.

Homossexualidade é uma doença?
A APA (Associação Americana de Psiquiatria) retirou a homossexualidade do seu "Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais” (DSM) em 1973, depois de rever estudos e provas que revelavam que a homossexualidade não se enquadra nos critérios utilizados na categorização de doenças mentais. A homossexualidade é, portanto, uma forma de orientação sexual. Em 1985, o Conselho Federal de Medicina do Brasil passa a desconsiderar o artigo 302.0 da classificação Internacional de Doenças, que considerava a homossexualidade uma doença. Em 1991, a Organização Mundial da Saúde passa a desconsiderar a homossexualidade como doença.

O termo "homossexualismo" não é mais usado porque é da época em que gays e lésbicas eram considerados pessoas doentes?
Sim, o sufixo "ismo" é usado para terminologia de palavras associadas a doenças. Por isso, hoje não se usa mais a palavra homossexualismo. O correto é usar homossexualidade ou homoafetividade, esta última para não dar a conotação meramente sexual.

Homossexualidade é uma opção que a pessoa faz na vida ou uma orientação sexual que é independente da vontade da pessoa?
Hoje já se sabe que ser gay ou ser lésbica não é uma opção. Este é mais um mito,pois as pessoas não são gays por opção! Optar significa escolher em ser ou não ser gay. Assim como o heterossexual não escolhe em ser ou não ser heterossexual, o mesmo acontece com o homossexual. Existem vários fatores que determinam esta orientação, que é independe da vontade das pessoas, por isto não é uma opção. A ciência, os psicólogos e os médicos não chegaram ainda a uma conclusão. Acredita-se que fatores genéticos, culturais e sociais influenciam na fixação da orientação. A questão encontra-se em aberto.

Existe cura para a homossexualidade?
“Não há provas científicas que demonstrem que as terapias de reversão ou de cura são eficazes na modificação da orientação sexual de uma pessoa. Há, contudo, provas de que este tipo de terapia pode ter resultados destrutivos”. Quem escreveu esta frase foi o Dr. Rodrigo Munoz, Presidente da APA (Associação Americana de Psiquiatria). Em 1999, foi publicada uma resolução do Conselho Federal de Psicologia do Brasil que normatiza a conduta dos psicólogos frente a esta questão: "os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades".

Quais as consequência psicológicas para o homossexual que se submete a "cura"?
Alguns grupos religiosos no Brasil e no exterior pregam a cura da homossexualidade sem sucesso prático algum. A Associação Americana de Psicologia, a Associação Americana de Assistentes Sociais e a Associação Americana de Pediatras alertam que esta prática não é científica nem ética. E que a reversão põe em risco a saúde mental da pessoa, podendo causar danos irreparáveis aos pacientes. Esta tentativa de "cura" pode desencadear algum tipo de doença mental - se o paciente tiver alguma predisposição genética - bem como provocar depressão, baixa auto-estima, ansiedade, suicídio e comportamentos auto-destrutivos, como: uso de drogas, prática de sexo sem segurança, etc.

É verdade que o índice de suicídio entre jovens homossexuais é maior do que entre jovens heterossexuais?
Sim. Por motivos sociais e culturais as famílias "abafam o caso". No Brasil não temos estatísticas, mas segundo pesquisa dos Arquivos Médicos de Pediatria e Adolescência dos Estados Unidos - 1999: a probabilidade de estudantes do ensino secundário que são gay, lésbica ou bissexual, tentarem cometer suicídio é pelo menos 3 vezes maior em relação aos seus colegas heterossexuais.

Eu sinto culpa por ele ser homossexual. Todo pai e mãe sentem esta culpa?
Os pais sentem realmente muita culpa. Para alguns é um verdadeiro castigo ter um filho homossexual. Os pais devem entender que quando se coloca um filho no mundo, este filho é um prolongamento do pai e da mãe. Ele é o resultado de uma mistura da herança genética (características físicas e psicológicas) e da herança geracional (crenças, costumes e comportamentos) que os pais passam para o filho. Sentir culpa ou vergonha por ter um filho homossexual leva-me ao raciocínio de que existe uma culpa anterior: ter vergonha e culpa deles mesmos, o pai e a mãe existirem. O amor de pai e de mãe para o filho deve ser incondicional, independente dele estar enquadrado nos padrões sócio-culturais: alto, gordo, negro, branco, feio, bonito, homossexual ou heterossexual. Amor incondicional significa amar os filhos independente do que eles são, sem impor nenhuma condição. Amar os filhos significa algo muito concreto; educá-los, orientá-los para a vida e aceitá-los tal como são. Finalmente amor paterno e materno significa cuidar da saúde física e emocional dos filhos que foram gerados.

Quais são as preocupações que eu devo ter com o filho homossexual?
Descobrindo que você tem um filho homossexual, você pai e mãe, inicialmente, informe-se. Se necessário procure ajuda de um profissional: um psicólogo ou um psicoterapeuta sexual.

Ele pode ser feliz sendo homossexual?
Ele poderá ter uma vida bem mais sofrida do que as maioria das pessoas, mas dependendo do apoio que receber, o sofrimento pode ser amenizado e o seu filho gay ou a sua filha lésbica terá uma vida saudável.

Porquê o homossexual é discriminado na sociedade?
Porque ele é diferente da maioria e encontra-se fora dos padrões estabelecidos pela sociedade. Na história da humanidade os homossexuais sempre foram perseguidos e mortos por serem diferentes.

Como eu devo agir com ele?
Com muita naturalidade. Ele precisa muito do seu apoio e acima de tudo atenção, carinho e afeto. Não se afaste do seu filho. Procure ter uma relação de confiança com ele. Tenha interesse na vida escolar: procure saber como vai indo na escola. Procure conhecer os amigos e o namorado dele. Pelo menos uma vez por semana, durante 30 minutos, sente-se com seu filho e converse com ele. Divida um pouco de seu tempo com ele. Esteja presente, não só provendo seus filhos de bens materiais, mas dando suporte emocional, dialogando e demonstrando seu carinho.

Porquê eu devo aceitar a homossexualidade do meu filho gay ou da minha filha lésbica?
Porque o filho não escolhe ser homossexual e porque ele ama muito você. Muitos pais protegem-se da homossexualidade dos filhos criando barreiras e sendo frios nas relações. É bem provável que seu filho ou sua filha estejam impedidos de demonstrarem carinho por você como conseqüência destas barreiras que você mesmo construiu.

Eu sinto vergonha de ter um filho homossexual. O que eu faço para livrar-me deste sentimento tão ruim?
Aproxime-se do seu filho, perceba a sensibilidade deste Ser Humano que você gerou. Você pai e mãe ficarão surpresos, pois descobrirão uma pessoa especial no seu filho. Não tenha medo de abraçar, beijar e acariciar seu filho. Agindo assim, ele se sentirá amado e você dará mais segurança para que ele possa enfrentar o mundo. Pai e mãe, sejam empáticos, entrem no sentimento do seu filho e trate-o como você gostaria de ser tratado caso tivesse sido homossexual. Você passará a ter orgulho do seu filho em vez de vergonha.

Eu devo falar para amigos, professores, familiares e vizinhos que ele é homossexual?
Não deve falar. Esta é uma decisão que cabe ao seu filho. Aparecendo uma situação concreta e pública que envolva a homossexualidade dele, vocês devem decidire juntos o que fazer.

Como ele reage quando descobre sua homossexualidade?
É motivo de grande sofrimento e contradição para um pequeno Ser Humano, que já na infância percebe os primeiros sinais da sua homossexualidade: a menina que se sente atraída pela professora ou o menino que sente uma admiração especial por uma figura masculina do seu convívio, etc. A contradição ocorre porque a mensagem emocional e cultural que ele recebe é que sentir atração por pessoas do mesmo sexo não é bom. Esta mensagem conflita com sua orientação sexual que começa a manifestar-se. Os psicólogos já evidenciaram que, já na infância, há intensos conflitos internos (confusão de sentimentos) e externos (repressão sócio-familiar) sofridos pelo homossexual. Estes conflitos gerarão um grande estresse emocional, que pode acompanhar o homossexual pelo resto da vida.

Quais serão as conseqüências se eu rejeitar a homossexualidade dele?
Não existe nada mais desumano do que um pai ou uma mãe rejeitar um filho. Seja por qual motivo for. Tirando os casos em que a mãe, por exemplo, apresenta um quadro ligado a algum tipo de distúrbio mental é compreensiva a rejeição, mas quando os pais estão na sua mais perfeita condição psicológica, torna-se chocante a rejeição. Na minha experiência, como psicólogo, eu identifiquei dois tipos de rejeição: a explícita (menos comum) e a implícita (mais comum). As duas trarão danos, em menor ou maior grau, ao desenvolvimento emocional do seu filho. A explícita ocorre quando os pais, explicitamente, rejeitam o filho: espancamento, expulsão de casa, desqualificação pública do filho por ser homossexual, piadas, insinuações, etc. A implícita ocorre quando os pais não verbalizam a rejeição, mas o rejeitado sente a rejeição através do comportamento não-verbal dos pais e de suas atitudes. Os pais adotam a "política do silêncio" e fazem de conta que não sabem de nada. Afastam-se do filho. Nos dois casos o estresse emocional irá instalar-se comprometendo, em alguns homossexuais: primeiro o seu desenvolvimento cognitivo, fazendo com que tenham problemas de aprendizagem escolar; segundo o seu processo de socialização, comprometendo a sua inserção no grupo social que convive; e terceiro o seu desenvolvimento emocional e afetivo, podendo ser potencializados vários distúrbios psicosociais.

Quais serão as conseqüências se eu aceitar a homossexualidade dele?
Você terá um filho com mais equilíbrio emocional e a possibilidade do sucesso dele nas relações pessoais e profissionais serão maiores. Você fará com que aumente a auto-estima dele. Sua convivência será menos estressante e mais harmônica. Você terá ao seu lado uma pessoa mais feliz, mais segura de si, solidária com você e com os outros. Quando você precisar de algo será a primeira pessoa que certamente lhe dará suporte e muito provavelmente não lhe abandonará na sua velhice. Os homossexuais, pela própria discriminação que sofrem durante toda a vida, são pessoas que desenvolvem uma sensibilidade mais apurada nos seus relacionamentos e geralmente são mais solidários.

Por que hoje há tantos homossexuais atualmente? Sempre existiu a homossexualidade?
Sim, a história da humanidade, em todos os seus períodos, sempre registrou a existência da homossexualidade. Há o mito de que: hoje em dia existem mais gays! O que acontece realmente é que hoje em dia, principalmente a partir do final de década de 60, no ocidente, a questão da homossexualidade ganhou mais visibilidade, ou seja está aparecendo mais. Isto ocorreu por conta da organização dos gays e lésbicas em vários países. Estão acontecendo, também, pequenos avanços nas legislações e nas políticas dos governos do ocidente em relação ao reconhecimento das relações gays e a proteção ao homossexual. Estes fatos fazem com que as pessoas sintam-se mais seguras e assumam publicamente sua homossexualidade ou saiam do armário como atualmente se diz. Antigamente, como ainda hoje, a maioria dos gays e lésbicas reprime a homossexualidade assumindo um casamento heterossexual para se proteger, para ser aceita pela família, pela sociedade e ter sucesso profissional.
Devo conhecer o namorado dele?

Sim, deve. Se você aceita-o e ele está na adolescência é importante você conhecer. Você deve estar pensando, para que conhecer? Bem, você quer conhecer a namorada do seu filho hétero, não é verdade? Muitos pais que conheço externam este desejo. Por que não conhecer a namorada da sua filha lésbica ou o namorado do seu filho gay, por exemplo? Saiba com quem seus filhos estão se envolvendo.

Como deve ser a minha primeira conversa sobre a sua homossexualidade?
Pai e mãe, antes da conversa, siga este modelo de passo-a-passo que eu desenvolvi para orientá-los.

MODELO DOS 7 PASSOS
Para aceitação da homossexualidade do seu filho(a)

*Criando pelo psicólogo João Batista Pedrosa*

Procure Sensibilizar-se:
A formação educacional, religiosa e emocional em nossa sociedade leva cada um de nós a rejeitar a homossexualidade. Provavelmente a sua também foi assim. Portanto, é o momento de você desarmar-se e abrir sua mente para a questão. Pense neste momento que, para o filho homossexual, ser mais ou menos feliz, dependerá também do apoio que terá dos pais. Questione toda formação moral que você recebeu com relação à homossexualidade. Reflita sobre as perguntas abaixo:

1-Será que a homossexualidade é mesmo um bicho de 7 cabeças?

2-As pessoas homossexuais são realmente sem-vergonhas?

3-É verdadeira a imagem que, muitas vezes, as pessoas que repudiam o homossexual e alguns meios de comunicação passam de que o gay e a lésbica são pessoas depravadas, promíscuas e desqualificadas enquanto Seres Humanos?

4-Seu filho homossexual tem esta orientação sexual por livre escolha? Você acredita sinceramente?

5-Com toda rejeição que ainda existe na sociedade, será que seu filho ou sua filha "escolheu" ser homossexual para enfrentar toda essa barra do preconceito?

6-Será que Deus, com toda sua bondade condena mesmo o homossexual?

7-E se fosse você que estivesse no lugar do seu filho, o que você queria que seus pais fizessem com você?
Aceitação? Rejeição? Abandono? Expulsar você de casa? Cortar sua mesada? Tirar você de um bom colégio, pois não querem mais investir em você, pois avaliam que você será um fracasso na vida?
Procure Compreender:
Compreender significa alcançar o significado da homossexualidade com inteligência. Compreender é você, racionalmente, ir fundo na questão, atinar, perceber e entende por que ocorre este fenômeno com seu filho. Compreender é sair da superficialidade e aprofundar. Não busque conclusões definitivas, mas aqui é importante o exercício de pensar e refletir.

Será que é melhor reprimir a homossexualidade ou "fazer de conta" que não sei de nada?
Este é o pior caminho que você pode trilhar. Prepare-se e fale com seu filho amigavelmente. Pais que tentaram coagir o filho, chantagear, agredir fisicamente, e com um discurso moralista querer torná-lo heterossexual não tiveram sucesso. Eu não conheço nenhum caso e entre meus colegas psicólogos desconheço algum relato de sucesso. Fazer de conta que nada sabe também não é indicado. Procure compreender o ponto de vista dele, investigue sobre o assunto, cheguem a um acordo e estabeleçam você e ele regras civilizadas de convivência.

E se eu mandar meu filho para um psicólogo, será que ele não pode dar um jeito de mudar meu filho para que seja heterossexual?
Se este psicólogo guiar sua prática profissional pela ciência e for uma pessoa ética ele tentará não mudar a orientação do seu filho, mas sim harmonizar seu filho com a orientação sexual dele, minimizando assim os possíveis danos psicológicos existentes

Meu filho adolescente me disse que é gay. Eu aceitei, pois acho que é uma fase na vida dele. Penso que logo ele irá procurar as garotas. É assim mesmo?
Não, não é assim. Para o Dr. John Money, cientista da Universidade Johns Hopkins - EUA, "a orientação sexual é algo que temos para sempre e é melhor que nos acostumemos com isso". Para ele, é por volta dos 2 anos de idade que a orientação sexual heterossexual ou homossexual é fixada no cérebro. Se seu filho é gay e for pressionado por você, por grupos de amigos heterossexuais ou parentes, ele poderá procurar meninas, namorar e até casar, mas continuará sendo gay. Casado terá uma vida dupla e clandestinamente continuará tendo relações homossexuais. Em alguns casos, os que entram num casamento heterossexual sofrerão bastante e procurarão ser fiéis às esposas. Geralmente apegam-se, por um período, a uma seita ou religião que condenam a homossexualidade.

É verdade que quando a criança mostra uma tendência para ser homossexual, se os pais reprimirem, chamando a atenção ou mesmo batendo na criança, com o tempo esta tendência desaparecerá?
Não é verdade. Esta criança sofrerá muito e desenvolverá algum tipo de distúrbio psicológico ou psiquiátrico. O reflexo virá na adolescência e na idade adulta. Poderá tornar-se violento e cair na marginalidade.

Será que ele vai afastar-se de mim se eu falar sobre sua homossexualidade?
Se você aceitar sua condição de homossexual acolhendo-o, certamente que não.

Meu primeiro filho foi muito esperado por nós. Queríamos muito que fosse uma menina. Todo o enxoval foi cor-de-rosa. Para nossa decepção nasceu um menino. Ele hoje é um jovem gay. Será que este nosso desejo influenciou para que ele fosse gay?
Não. A força de seu desejo certamente não influenciou na orientação sexual que é algo muito concreto e forte que toda pessoa traz consigo.

O professor de meu filho de 12 anos é gay assumido. Será que ele não pode influenciar o meu filho e ele pode tornar-se gay?
Precisamos entender que as pessoas são gays, não se tornam gays. Se o seu filho tiver a orientação homossexual, mesmo que ainda não explicitada, este professor poderá despertar esta orientação no seu filho, mesmo sem contato físico nenhum com ele. Seu filho pode apaixonar-se pelo professor, o que é comum nesta fase. Mas, se seu filho for heterossexual, portanto gostar de mulher, não existe qualquer possibilidade deste professor gay ter a capacidade de mudar a orientação sexual dele.

Aprendam:
Em si mesmo, a característica não é um comportamento. A característica é a orientação sexual neurológica expressa, em certos momentos, através das atitudes das pessoas. Um homossexual pode assumir, quase sempre, um comportamento heterossexual, devido à repressão social. Mas, neurologicamente a característica da sua orientação sexual e homossexual. Esta orientação, depois de fixada neurologicamente, não irá mudar.

Nenhuma orientação sexual é doença física ou mental. Nenhuma delas é patológica.

Nenhuma orientação sexual é escolhida pelo indivíduo. Ela é fixada independente da sua vontade.

Sinais da orientação sexual são detectados na mais tenra infância. Alguns pesquisadores apontam que tanto a orientação sexual heterossexual como a homossexual são fixadas entre 2 ou 3 anos de idade. Há divergências. Outros cientistas defendem a idéia que ela é definida da seguinte forma: uns acham que antes do nascimento, outros acham que aos 2 anos de idade e uma terceira opinião de que é além dos 2 anos, mais tardiamente. Entretanto todos concordam que ocorre até o final da infância.

A incidência da orientação homossexual é espantosamente maior na população masculina; cerca de 27% mais elevada do que na feminina.

Pesquisas científicas indicam que a orientação homossexual tem origem nas famílias, é passada de pais para filho num padrão indefinido, mas geneticamente característico.

Este padrão resulta do chamado "efeito maternal". A orientação homossexual, como foi expressa nos homens pesquisados pelo Dr. Hamer, parece ser passada pela mãe. Este "efeito maternal" foi descoberto por este cientista geneticista molecular o Dr. Dean Hamer.
Quero deixar claro que os 15 pontos colocados acima são evidências. Não há conclusões ainda. As pesquisas são muito embrionárias.

Pai e mãe, vocês permitem que eu deixe uma mensagem, enquanto psicólogo e estudioso do assunto?
Bem, não se preocupem em demasia na busca da origem da homossexualidade e por que aconteceu com seu filho. Deixem esta tarefa para os cientistas e os estudiosos do assunto. Como escreveu um gay considerado um dos maiores gênios da humanidade chamado Leonardo da Vinci: Nada pode ser encontrado na natureza que não seja parte da ciência. Os cientistas cuidarão disto. Qual a parte que cabe a vocês, pai e mãe?

Primeiro façam um esforço tremendo para despir-se de todos os preconceitos e dogmas que carregam dentro de seus corações e mentes. Relaxem, não levem a "coisa" com muita seriedade e de forma "pesada", tenham senso de humor!

Segundo simplesmente AMEM seu filho gay e sua filha lésbica, pois eles são um prolongamento de vocês. Se vocês negam seus próprios filhos, não aceitando-os por inteiro, vocês estão negando a si próprios enquanto Seres Humanos.
Alguma dúvida, depoimento ou sugestão escreva neste meu e-mail pedrosa@syntony.com.br que terei a maior satisfação em responder.

Vivendo uma mentira

Devido à pressão social, religiosa ou, em muitos casos, ambas ao mesmo tempo, muitas pessoas se sentem forçadas a serem alguém que a sociedade ao seu redor quer que elas sejam, e não quem elas realmente são. A história de Gareth Thomas, um famoso jogador de hugby do Reino Unido ilustra muito bem esta realidade.

Gareth Thomas, jogador profissional de hugby, 35 anos e várias horas diárias de treinamento com levantamento de peso. Tem 1,92 metros, 101 quilos, um porte imponente e é gay. Desatou a chorar mal pronunciou a palavra, nos balneários de Gales, em frente ao treinador e a dois colegas de equipe, durante um jogo, em Novembro de 2006.

Este fim-de-semana decidiu abrir um precedente. Ser o único jogador de hugby assumidamente homossexual ainda em competição. "Espero que o meu exemplo faça diferença para todos os que estão numa situação parecida com a minha", disse em entrevista ao "Daily Mail". "Eu era como uma bomba-relógio. Pensei que podia reprimir este sentimento, mantê-lo fechado em algum canto escuro dentro de mim, mas foi impossível. Não podia ignorar durante muito mais tempo quem realmente era", desabafou.

No Verão de 2006, Thomas separou-se da mulher e evitou falar da sua homossexualidade na autobiografia "Alfie" (alcunha que deve ao fato de dizerem que é parecido com o boneco da série "Alf"), que publicou no ano seguinte. Para ele, ainda não era o tempo certo. "Passei por todo o tipo de emoções ao tentar lidar com isto. Foi difícil esconder a minha orientação sexual. Por isso, quis ser um exemplo para os jovens gay ou bissexuais que no futuro queiram jogar hugby", disse Thomas, que agora alinha pelo Cardiff Blues.

A ideia do suicídio foi uma das muitas que passaram pela cabeça do jogador. "Senti-me tão sozinho e deprimido. Cheguei a levar o carro para junto de uma falésia perto da minha casa. Só pensava em pôr um ponto final neste sofrimento todo. O meu maior medo era que os meus colegas de equipa descobrissem a minha homossexualidade, que pensassem que eu estava interessado neles e que me rejeitassem por isso." Mas tal não aconteceu. O Stephen Jones e o Martyn Williams (os dois colegas a quem confessou ser gay) tiveram a mesma reacção: "Não nos importamos, Thomas. Porque não nos contou isso antes?", explicou Gareth, que sabia que era gay desde os 16 ou 17 anos. "Sabia que era, mas daí até aceitar o facto foi um longo caminho. Se tivesse contado tudo logo no início, nunca teria chegado onde cheguei no hugby profissional. Transformei-me no mestre do disfarce. Era demasiado homem para aceitar um chá, e andava sempre metido em rixas e agressões porque não queria que me descobrissem. Cheguei a inventar façanhas sexuais."

Peter Tatchell, ativista dos direitos dos homossexuais disse ao "Telegraph" que no hugby há uma atitude mais relaxada em relação à homossexualidade do que no futebol. "Conheço quatro futebolistas bastante famosos que são gay, mas não têm coragem para se revelarem. Há muitos mais, sem dúvida. Chega a ser irônico até. Os jogadores gay e bissexuais são, regra geral, os mais machos em campo, mas quando se trata de sair do armário, são tímidos e levam anos a fazê-lo".




segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Romanos 1:18-32 Homossexualidade X Idolatria na visão do Apóstolo Paulo



A Bíblia é a infalível e imutável Palavra de Deus. Este é o conceito chave para a maioria das denominações cristãs. Isto significa que tudo o que está contido nas Sagradas Escrituras deve ser observado e seguido sem questionamentos de sua veracidade. No entanto, uma mesma verdade contida na Bíblia é interpretada de formas distintas pelas diferentes igrejas existentes e, mesmo dentro de uma mesma denominação, como ocorre na CCB, há diferentes interpretações de uma mesma doutrina ou ensinamento. Como exemplo, na Congregação existe uma parcela do ministério e da irmandade que acredita que tomar bebida alcoólica com moderação não é pecado. Já outros acreditam que beber em qualquer quantidade é um erro grave, um escândalo para os que estão de fora, já que um copo puxa outro copo e a pessoa muitas das vezes acaba embriagada.

Constantemente orientações bíblicas são desrespeitadas nos serviços religiosos. Paulo discorreu sobre a necessidade de ordem nos cultos em I Coríntios 14, e enfatizou a questão de falar em língua estranhas:

Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?

E orientou:

E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.” 

 Nos ajuntamentos religiosos ditos pentecostais, incluindo a Congregação, as exortações de Paulo quanto a necessidade de intérprete para pessoas que falam em linguas estranhas são completamente ignoradas. Todos falam em línguas ao mesmo tempo, muitas das vezes gritando, não sendo possível compreender nada do que está sendo dito ou acontecendo, mas o crente justifica este acontecimento dizendo que não é possível controlar o Espírito Santo quando este se manifesta no fiel, contrariando outro parecer de Paulo, que diz:

“E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” (I Coríntios 14:32).

A mulher e a Bíblia

Muitas regras aplicadas cinquenta anos atrás nas igrejas, baseadas em trechos isolados da Bíblia, seriam de difícil aceitação nos dias de hoje. O conceito de que a mulher foi responsável pela queda do homem justifica a necessidade de sua submissão. Ao longo da história, a mulher foi sempre considerada inferior e em muitos casos até mesmo incapaz. Somente nas últimas décadas é que isto vem mudando, através de muitas lutas pela igualdade e equiparação entre homens e mulheres.

1 Timóteo 2:9-15
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,

Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.

Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Coríntios 14:34

As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é VERGONHOSO que as mulheres falem na igreja.

O rearranjo social no qual vivemos não nos permite mais tomarmos estes versos bíblicos literalmente. Existe hoje um número crescente de mulheres que são chefes de família. No passado, os únicos papeis da mulher eram o de dona de casa e o de progenitora. O marido ditava todas as regras e a mulher devia obedecer sem nada questionar. Por não haver ainda a pílula anticoncepcional, ela cumpria sem maiores esforços sua missão de ter filhos. 
Porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja...Hã ? Vergonhoso? Sim, é isto o que está escrito na Bíblia, a mesma utilizada pelas muitas pastoras evangélicas em suas pregações, a mesma Bíblia que serve de base para a irmandade da CCB, a qual aceita que as mulheres testemunhem (falem) e orem na igreja, e que tem uma irmã super influente no ministério da música, a qual atende ensaios regionais por todo o Brasil, exercendo função de liderança na igreja.


Romanos 1: A Homossexualidade na visão de Paulo de Tarso
Os versos 18 ao 32 do primeiro capítulo do Apóstolo Paulo aos Romanos talvez sejam os mais usados por pregadores contra a homossexualidade. Nesta passagem Paulo fala, sobretudo, a respeito da Idolatria dos gentios (pessoas que não fazem parte dos filhos de Israel), os quais conhecendo a Deus não o glorificaram como tal, mas se voltaram à adoração de diversos ídolos à imagem e semelhança de animais.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.


Paulo então conclui:

Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

E, como (porque) eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;


Ou seja, na visão de Paulo, a homossexualidade é uma consequência da falta de interesse e deliberada rejeição dos homens e mulheres para a adoração do único Deus verdadeiro. Para Paulo, já que as pessoas não quiseram servir a Deus e optaram pela idolatria, o próprio Deus os teria entregue aos desejos da carne para cometer aquilo que Paulo entendia como sendo paixões infames. Segundo esta teoria, se alguém se convertesse ao Evangelho, estes desejos não mais reinariam em sua carne, pois a homossexualidade é uma espécie de "vingança divina" para com aqueles que não seguem a verdade de Deus.

Erro na justificativa de Paulo sobre a homossexualidade

Há uma falha no raciocínio desenvolvido neste capítulo: Os gentios não tinham o conhecimento apropriado sobre quem era Deus e qual era Sua vontade, já que o Deus dos judeus não era conhecido por todos os povos e Sua vontade não era manifesta a eles. Na antiguidade, não ocorria como acontece atualmente no Brasil e em outras nações cristãs, onde mesmo pessoas não cristãs conhecem os “Mandamentos” pelo senso comum, já que elas vivem numa sociedade cujos princípios éticos e religiosos são regidos pelo Cristianismo (Católico como nos países da América Latina ou Protestante, como nos EUA e alguns países europeus). No tempo em que Jesus veio à Terra, a regra não era de anunciar o Deus verdadeiro aos demais povos e fazer adeptos ao Judaísmo. Jesus mesmo disse que ele veio para a casa de Israel. Ele peregrinou entre os filhos de Israel, ensinando e admoestando os mesmos a observar e cumprir a Lei apropriadamente.

Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; (Mateus 10:5-6)

 Somente após sua morte é que o Evangelho (Boas Novas) começou a ser difundido e pregado aos demais povos, os gentios. Como então eles poderiam ter optado pela idolatria ao invés de seguir ao Deus Verdadeiro, já que eles não tinham esta opção, justamente por serem gentios?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Como poderiam eles ter o conhecimento de Deus?

No verso 20, Paulo justifica como estes gentios teriam o conhecimento do qual ele fala:

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

Em outras palavras, neste verso Paulo diz: Os gentios não têm desculpa, pois ao olharem para os céus, para a terra, para o mar e tudo o que neste mundo há, os gentios estão contemplando a obra do Criador, o único Deus verdadeiro. Ou seja, pela criação eles poderiam saber quem foi o Criador. Para Paulo, esta justificativa era mais do que óbvia, tendo ele aprendido desde criança aos pés de Gamaliel a lei, e também para os outros Judeus que cresceram aprendendo que Jeová Deus era o Criador de todas as coisas. Mas não para os gentios. Eles também acreditavam que alguma divindade havia criado o mundo e tudo o que nele há, mas eles tinham suas próprias formas de contar como este mundo veio a existir, através dos diversos deuses que podem ser estudados na mitologia da antiguidade. Ou seja, eles eram ignorantes no que diz respeito ao conhecimento adquirido pelo Apóstolo Paulo sobre Deus e sua criação como descrita no livro de Gênesis. O que era claramente visível para Paulo não o era para os gentios.

A contradição se torna ainda mais clara quando comparamos a posição adotada por Paulo em uma outra narrativa, no livro de Atos. Em uma de suas viagens missionárias, Paulo passa por Atenas, e se depara com um grande número de deuses estranhos (como era de se esperar, já que os atenienses eram gentios, e não judeus). Paulo então começa a pregar a estes o Evangelho, dizendo que ao passar pela cidade, ele observou uma diversidade de santuários, e que em um deles havia uma frase, dizendo que este se referia ao “deus desconhecido”. Paulo então diz que este “deus desconhecido” a quem os atenienses construíram um altar não era outro senão o Deus que Paulo pregava (Atos 17:23). Eles não conheciam ao Deus de Israel e por isto eles adoravam a uma tão grande diversidade de deuses em semelhança de divindades mitológicas, humanos e animais.
O próprio Apóstolo Paulo, segundo esta narrativa, acaba concluindo que os gentios de Atenas adoravam a estes ídolos por pura ignorância (falta de conhecimento), mas que Deus não tomaria vingança sobre eles por agirem de tal forma, pois eles não sabiam o que estavam fazendo.

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (Atos 17:30)

Como poderia Paulo tomar posições tão contrarias e divergentes? Em Romanos, ele afirma que os gentios conheciam a Deus, mas optaram por não servirem a Ele, voltando-se à adoração de deuses estranhos. Em Atos, Paulo diz que os gentios adoram aos ídolos por não conhecerem ao único Deus verdadeiro e por isto Deus não tomaria vingança sobre eles, lançando-lhes alguma “maldição” ou abandonando-os aos “sentimentos imundos e depravados”, como narra Paulo na epístola aos Romanos. Alguns tentam justificar esta discrepância afirmando que os gentios romanos conheciam a verdade de Deus, e os de Atenas, descritos em Atos, não. Porém, na carta aos Romanos, Paulo escreve à igreja de Roma e disserta sobre a situação dos gentios em geral, o que também incluiria os atenienses, e não sobre gentios da cidade de Roma especificamente.

A Homossexualidade no Tempo Presente


Mais de 2000 anos já se passaram e a homossexualidade continua a existir e, para a surpresa de muitos, ela acontece em larga escala dentro das igrejas evangélicas, incluindo a CCB, manifestando-se em pessoas que JAMAIS serviram ou adoraram outros deuses a não ser o único Deus verdadeiro. Milhares de moços de ótimo testemunho e reputação na Congregação são homossexuais, muitos são auxiliares de jovens, músicos, fazem visitas ao enfermos, oram, testemunham, pregam, são filhos de cooperadores e anciães, são de lares tradicionalíssimos. Estes moços sofrem muito por anos e anos, sabendo que o que eles sentem e o que eles são não se enquadra naquilo que a igreja considera aceitável e normal. Eu pergunto: Como justificar a homossexualidade num contexto cristão, apoiando-se no parecer de Paulo sobre este assunto? Teria Deus entregue seus próprios filhos às “paixões infames” e à “imundícia” por louvarem e honrarem unicamente a Ele?


E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

Como ficam então os milhares de moços que sofrem noites à fio, chorando e clamando, molhando seus leitos com lágrimas, em súplicas e orações, implorando a Deus uma transformação, uma mudança em seus sentimentos homoafetivos? Buscam respostas na Bíblia, buscam uma mudança através da consagração, ocupam maior parte do tempo servindo a Deus, crendo que uma hora seus sentimentos serão mudados...Muitos acabam por encontrar no casamento um refúgio para sua realidade homossexual, ato que resulta em destruição de sonhos de um cônjuge hétero e vergonha ainda maior para as famílias dos envolvidos.

Paulo encerra este capítulo, concluindo:

Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;

Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.


De fato, não é possível comparar a homossexualidade descrita no capítulo 1 de aos Romanos com a realidade dos gays e lésbicas da CCB e de tantas outras igrejas evangélicas, os quais sentem prazer na lei de Deus e adoram única e exclusivamente ao Pai Celestial. Paulo viveu numa época em que "orientação sexual" era algo tão desconhecido para as pessoas quanto o fato de que a Terra não é plana, e sim redonda, e que não é o Sol que gira em torno da Terra, mas o contrário. Paulo tinha sua própria perspectiva da situação e por isso concluiu que as "práticas homossexuais" que ele observou nos gentios eram uma perversão deliberada, e não uma tendência involuntária presente em muitas espécies de seres vivos, incluindo o gênero humano.