quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Começa a valer em SP norma que regulamenta casamento civil de gays

Norma foi publicada pelo Tribunal de Justiça em dezembro de 2012.
Na prática, não há mais o risco de o casamento ser negado pela Justiça.


Homossexuais que vivem no estado de São Paulo e querem se casar não precisam mais aguardar decisão judicial para oficializar a união. Nesta sexta-feira (1º) começa a valer, em todos os 832 Cartórios de Registro Civil paulistas, norma que regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Na prática, a partir de agora não há mais o risco de o casamento entre homossexuais ser negado pela Justiça, como ocorria em alguns casos. “Agora é igual. É o mesmo procedimento tanto para casais heterossexuais como para homossexuais”, disse Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

A pessoa que não conseguir registrar o pedido de casamento em algum cartório pode fazer uma denúncia à Corregedoria-Geral da Justiça.


Antes, os processos de casamento gay em São Paulo precisavam ser submetidos ao juiz corregedor do cartório. Caso aprovada, a união era realizada. Se não, o casal tinha de recorrer à segunda instância do Tribunal de Justiça (TJ). Agora, a concordância do magistrado não é mais necessária, como ocorre num casamento entre homem e mulher. “As responsabilidades são as mesmas, os valores são os mesmos, os prazos são os mesmos. Essa norma garante a igualdade, como está determinado na Constituição“, disse Vendramin Júnior.


A norma que regulamenta o casamento civil gay foi publicada pelo Tribunal de Justiça (TJ) em dezembro de 2012, passando a valer nesta sexta. À época, o TJ afirmou que o tratamento igualitário dispensado aos casais homossexuais, “além de amparado no posicionamento consagrado pela Suprema Corte e também pelo Conselho Superior da Magistratura, prestigia a dignidade humana de parcela da sociedade, trazendo praticidade e facilidade para o registro".

Segundo a Arpen-SP, somente na capital foram celebrados 108 casamentos gays (86 em 2012 e 22 em janeiro e fevereiro de 2013) desde o ano passado, quando foi autorizada a primeira cerimônia do tipo na cidade. Com a nova norma, a expectativa é que mais homossexuais procurem os cartórios para o casamento civil.

Primeiro casamento
São Paulo é o primeiro estado do país a adotar a norma que regulamenta o casamento civil gay. Foi numa cidade paulista, também, que ocorreu a primeira conversão de união estável entre homossexuais em casamento.

Em 27 de junho de 2011, o cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e o comerciante Luiz André Moresi trocaram alianças em um cartório em Jacareí, no interior. Os dois, então, se tornaram oficialmente casados e passaram a usar o mesmo sobrenome: Sousa Moresi.

Luiz André dedicou o casamento aos militantes, à Justiça em Jacareí e aos ministros do Supremo Tribunal Federal. “A gente luta por tantos anos e quando acontece, a gente entra em êxtase. É por isso que eu divido e dedico essa vitória a todos os militantes”, disse.

Fonte: G1

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Jogador Robbie Rogers se assume gay e deixa o futebol


O jogador de futebol Robbie Rogers, de 25 anos, assumiu-se homossexual, nesta sexta-feira, 15, e comunicou que está deixando o esporte.

Rogers é norte-americano e estava jogando na Inglaterra. Contratado pelo Leeds United, em 2012, ele foi emprestado para o clube Stevenage. Em janeiro, retornou ao Leeds e deixou o clube.

Em seu blog, o atleta fala como foi guardar o segredo de sua homossexualidade. “Nos últimos 25 anos, eu tenho tido medo, medo de mostrar quem eu realmente era”.

Para se ter uma ideia de como essa atitude foi corajosa, o último jogador atuando na Inglaterra a sair do armário foi Justin Fashanu, em 1990! Ele se suicidou em 1998.

O depoimento de Rogers é tão tocante e verdadeiro que colocamos na íntegra o que atleta escreveu:


“As coisas nunca são o que parecem… Toda a minha vida eu me senti diferente, diferente dos meus colegas, mesmo diferente da minha família. Na sociedade de hoje ser diferente torna você corajoso. Para superar os seus medos você tem de ser forte e ter fé em seus objetivos.
Nos últimos 25 anos, eu tenho tido medo, medo de mostrar quem eu realmente era. Medo de que o julgamento e a rejeição não me deixassem atingir meus sonhos e aspirações. Medo de que aqueles que eu amo ficassem distantes de mim se soubessem meu segredo. Medo de que o meu segredo iria ficar no caminho dos meus sonhos.
Sonhos de ir a uma Copa do Mundo, os sonhos dos Jogos Olímpicos, os sonhos de fazer a minha família orgulhosa. O que seria da vida sem esses sonhos? Eu poderia viver uma vida sem eles?

A vida só é completa quando aqueles que você ama te conhecem. Quando eles conhecem seus verdadeiros sentimentos, quando eles sabem quem e como te amar. A vida é simples, quando seu segredo se foi. A partida é a dor que se esconde no estômago no trabalho, a dor de evitar perguntas, e, por último, a dor de esconder um segredo tão profundo.

Segredos podem causar muitos danos internos. As pessoas gostam de pregar sobre a honestidade, como a honestidade é tão clara e simples. Tente explicar para aqueles que você ama depois de 25 anos que você é gay. Tente convencer a si mesmo que o seu criador tem o propósito mais maravilhoso para você, mesmo que tenha te sido ensinado de forma diferente.

Eu sempre pensei que eu pudesse esconder este segredo. O futebol foi a minha fuga, meu propósito, minha identidade. O futebol escondeu o meu segredo, me deu mais alegria do que eu jamais poderia ter imaginado… Eu sempre vou ser grato pela minha carreira. Eu vou lembrar de Pequim, a Copa MLS, e principalmente de todos os meus companheiros de equipe. Eu nunca vou esquecer os amigos que fiz neste longo caminho e os amigos que me apoiaram, uma vez que sabiam o meu segredo.

Agora é minha vez de me afastar. É hora de me descobrir longe do futebol. É uma da manhã em Londres, enquanto escrevo isto e eu não poderia estar mais feliz com a minha decisão. A vida é tão cheia de coisas incríveis. Eu percebi que só poderia realmente desfrutar a minha vida se eu fosse honesto. Honestidade é uma droga mas faz a vida tão simples e clara. Meu segredo se foi, eu sou um homem livre, eu posso seguir em frente e viver minha vida como meu criador pretendia.”

Fonte:Parou Tudo